ABRASÃO

Os tecidos Valdouro Têxteis apresentam uma resistência à abrasão muito elevada. Este fator é testado usando o teste Martindale de acordo com PN-EN ISO 12947-2: 2017-02. Consiste em colocar a amostra testada do material na máquina, que a esfrega com pressão constante com um moedor de lã ou lixa por várias horas ou até dias sem interrupção. O resultado do teste é definido em ciclos / golpes, ou seja, o número de fricções após as quais as fibras foram friccionadas conforme especificado na norma (geralmente dois ou três fios friccionados). 

A resistência média do tecido à abrasão é de cerca de 2.000 a 4.000 ciclos, o que representa cerca de um ano de uso muito intenso do móvel. A maioria dos materiais Toptextil tem uma durabilidade superior a 40.000 ciclos, o que significa que os móveis não se desgastam durante 10 anos!

Pilling 

Os tecidos Valdouro Têxteis são altamente resistentes ao pilling. Pilling é o processo de formação de fibras finas na superfície do tecido, que, por mais fricção, se aglomeram em bolas criando um efeito de pilling. Testar a tendência do tecido ao pilling consiste em esfregar o material testado com um pano (geralmente tecido de lã) um determinado número de vezes. Então, de acordo com a norma PN-EN ISO 12945-2:2002, o grau de pilling do material é avaliado em uma escala de 1 a 5, onde um é o pilling total da superfície e 5 é nenhuma alteração.

Pilling, por outro lado, é o processo de criação de aglomerados de fibras emaranhadas na superfície dos têxteis sob a influência do atrito durante o uso. Dois tipos deste fenômeno podem ser distinguidos:

         > pilling estranho resultante da união das fibras do material de estofamento com o material diretamente adjacente a ele, por exemplo, uma cobertura; é mais fácil de remover com um barbeador de roupas;

         > auto pilling é feito do fio do tecido como resultado da fricção; na maioria das vezes ocorre em têxteis contendo fibras naturais e sintéticas, por exemplo, lã e poliéster.  O teor de fibras naturais pode ser o motivo de uma maior propensão ao pilling durante os primeiros meses de uso do material. Isso não é um defeito do tecido. Depois de alguns meses, o processo de pilling é interrompido.


Mudança na Costura

Os tecidos Valdouro Têxteis apresentam alta resistência ao deslocamento na costura. O teste deste fator consiste em costurar duas peças do mesmo material especificado na norma PN-EN ISO 13936-2: 2005 com ponto e linha (geralmente 33 pontos por 10 cm de ponto), e depois esticar a costura resultante numa máquina de teste com força apropriada. A folga de material resultante é expressa em milímetros.

SOLIDEZ DA COR À FRICÇÃO

O teste de resistência do corante ao atrito permite determinar se o tecido vai descolorir durante o uso e, portanto, se pode descolorir as nossas roupas. No caso dos tecidos para estofos, esta é uma característica particularmente importante, pois esses tecidos costumam ser usados ​​por muitos anos, e no caso de uma cor intensa do tecido, como vermelho ou preto, as manchas nas nossas roupas podem permanecer permanentemente .

Existem dois tipos de resistência do corante à fricção: seco e molhado. O resultado do teste de resistência é dado de acordo com a norma PN-EN ISO 105-X12: 2016-08 numa escala de 1-5, onde 5 significa resistência máxima e 1 - nenhuma resistência. Os tecidos Valdouro Têxteis apresentam uma alta resistência de cor à fricção de 5.

SOLIDEZ À LUZ 

Os tecidos Valdouro Têxteis são caracterizados pela alta resistência à luz. Isso significa que eles não desbotam mesmo com alta intensidade de luz natural e artificial.

O teste de resistência à luz é realizado em duas amostras de tecido idênticas. Um deles é colocado numa câmara, que atua sobre a amostra com luz de intensidade compatível com o padrão, mas também com o nível de temperatura adequado. No final do teste, a amostra na câmara é comparada com uma amostra do tecido que não foi exposta à luz. O resultado é avaliado de acordo com a norma PN-EN ISO 105-B02: 2014-11, método 2 numa escala de 8 pontos, onde 8 significa nenhuma mudança e 1 significa uma mudança muito grande.

SOLIDEZ DA COR

Tecidos para uso externo devem ser particularmente resistentes à descoloração causada pela mudança das condições climáticas. No caso de resistência da cor às condições climáticas individuais, o resultado depende da cor do tecido, portanto, cada cor pode ter um resultado diferente dentro da coleção. Os números do grupo (I, II, III ou IV) ao lado do número da cor referem-se à resistência da cor dada:

 > Grupo I - baixa imunidade > Grupo II - resistência média > Grupo III - alta resistência > Grupo IV - resistência muito alta

Deve-se lembrar que quanto mais escura a cor, menor a resistência à descoloração. No entanto, nas condições europeias, mesmo a cor com a menor resistência permanecerá estável por pelo menos três anos. Os tecidos Valdouro Têxteis Outdoor caracterizam-se por uma elevada solidez da cor à luz.

TESTE DA QUALIDADE DOS COUROS ECOLÓGICOS

O teste de qualidade dos eco-couros difere do teste de tecidos e malhas devido ao revestimento de poliuretano característico que cobre os eco-couros. Para avaliar a qualidade dos couros ecológicos, são utilizados:

> Teste de Martindale - O couro ecológico é esfregado o número de vezes especificado na norma e, em seguida, os resultados da fricção são avaliados em uma escala de 5 pontos, onde 0 é nenhuma alteração e 5 é a fricção completa da camada superior de poliuretano.

 > Resistência ao rasgo - As amostras são recortadas do material em forma de asas, para as quais são presas às alças. A amostra é rasgada sob a influência da força aplicada. O valor da força é registado até que a amostra seja rasgada. Os resultados do teste são expressos em Newtons (marcados com N).

> Resistência à tração - O material é colocado na máquina, que o estica até ocorrer um rasgo. O resultado do teste é o valor de força expresso em Newtons (marcado com N), que foi necessário para quebrar a amostra.

REACH

Todas as coleções da oferta Valdouro Têxteis e o seu processo de produção cumprem o regulamento REACH (Registo, Avaliação e Autorização de Produtos Químicos). É um regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu que regulamenta a utilização de produtos químicos na União Europeia, através do seu registo e avaliação e, em alguns casos, autorização e restrições à comercialização.

Ao abrigo do Regulamento REACH, foram adotadas várias alterações para melhorar a gestão e o controlo dos produtos químicos na União Europeia. Os principais objetivos do sistema estabelecido pelo regulamento REACH são:

     > Proteção da saúde humana e do meio ambiente. 

     > Garantir um elevado nível de segurança no local de trabalho. 

     > Manter e reforçar a competitividade da indústria química europeia. 

     > Integração das atividades europeias com as atividades realizadas na área internacional. 

     > Minimização de testes em animais vertebrados.